5 dicas para manter a limpeza e durabilidade das cadeiras de escritório

Independentemente do tipo de negócio, as cadeiras de escritório são fundamentais na montagem de um ambiente corporativo. Esses móveis influenciam no conforto dos colaboradores durante o desenvolvimento das atividades, na composição do ambiente, na imagem da empresa etc. O problema surge quando esses móveis não são cuidados corretamente, influenciando na durabilidade das cadeiras de escritório.

Alguns cuidados permitem evitar que o desgaste do móvel seja acelerado. Veja a seguir como cuidar da cadeira de escritório.

A escolha das cadeiras de escritório

Inicialmente a escolha da cadeira irá influenciar no procedimento de limpeza, pois esse fator poderá mudar de acordo com o material de revestimento dela, como tecido ou couro, por exemplo. Para a escolha do móvel também devem ser avaliados requisitos, como conforto, ergonomia e durabilidade dos materiais utilizados. A qualidade do produto escolhida irá influenciar, entre outros fatores, na necessidade de realizar manutenções e trocas.

Limpeza da cadeira

Muitas pessoas não conhecem a importância de realizar a limpeza da cadeira periodicamente, mas ela não difere de outros móveis do ambiente corporativo. Esse cuidado é fundamental para prevenir manchas na cadeira e também não estragar partes dela.

Na limpeza da cadeira utilize produtos específicos para o material do móvel e evite sempre o uso de alvejantes, escovas com cerdas duras e produtos abrasivos, que podem danificar a cadeira ao invés de limpá-la. Opte por um pano macio e retire a sujeira das rodinhas para que elas não fiquem presas.

Cuidados para não manchar

Caso derrame algo na cadeira é fundamental pressionar o local com um papel absorvente o mais rápido possível para a retirada da substância, evitando que ela penetre em outras camadas do tecido. Não é indicado utilizar nenhum tipo de líquido para a limpeza, inclusive água, sendo as melhores opções os produtos a seco disponíveis no mercado em casos nos quais a cadeira fique com alguma mancha.

Atenção para o peso máximo suportado

Antes de adquirir a cadeira devem ser consideradas as características físicas do colaborador. A maioria das cadeiras suporta um peso de, em média, 130 quilos. É fundamental respeitar as indicações de peso, inclusive para não colocar a segurança do funcionário em risco.

O que não fazer nos cuidados com a cadeira?

Entre alguns cuidados básicos para manter a durabilidade da cadeira estão:

  • Evitar molhar o tecido, mesmo com água, pois pode manchar o material;
  • Não utilizar produtos como álcool, detergente, cloro e verniz na cadeira;
  • Não deixar a cadeira em um local de grande exposição ao sol para evitar que o desbote;
  • Evitar manusear objetos cortantes perto da cadeira.

Com esses cuidados a cadeira de escritório terá uma durabilidade superior e estará sempre limpa!