Dicas para manter o ambiente profissional organizado e confortável

Um ambiente profissional pede por tranquilidade, conforto e bem-estar, propício para colocar as ideias em pauta, trabalhar o coletivo e inspirar bons negócios e tomadas de decisão. Além disso, um bom local de trabalho ainda incentiva a produtividade e um bom desenvolvimento organizacional. Mas, para isso, há uma série de fatores que precisam ser trabalhados nesse ambiente. A organização é uma delas, e mantê-la pode ser uma tarefa difícil, mas necessária. Um local limpo e harmonizado é importante não só em empresas, mas em qualquer ambiente, como residências, instituições de ensino, dentre outros.

Confira algumas dicas que podem ajudar a ter um escritório mais organizado e confortável, tanto para seu cliente, como para o profissional que utiliza diariamente as dependências:

  • Organizadores, armários e gaveteiros são uma opção ótima para guardar arquivos, objetos e pertences, evitando deixá-los espalhados em cima das mesas, impressoras e dependências do escritório. A Prodis possui diversos modelos prontos para atender diferentes tipos de ambiente, aliando resistência, durabilidade e sofisticação em um só produto. Além de que, adotar esse tipo de móvel traz segurança e praticidade, sem deixar o design arrojado de lado. Há opções que se adequam tanto para locais mais sérios quanto para os mais descontraídos, o importante é manter a organização. Deixe em cima da mesa apenas aquilo que realmente precisa e faça uma limpeza geral, jogando fora o que realmente não for ser usado;
  • Já vimos como é essencial ter móveis próprios para alocar todos os documentos e objetos que não precisam ficar à vista. Mas organizar esses móveis dentro do ambiente de trabalho também contribuí para a organização no geral. Mantar um espaço aberto e arejado, que possibilite a livre circulação e não acumule materiais e mobiliário. Nesse caso, menos é mais! No trabalho, é preciso dessa boa movimentação. Além disso, não se esqueça de deixar uma lixeira sempre próxima à mesa para evitar ainda mais papéis espalhados;
  • Organize os cabos de carregadores, aparelhos e outros dispositivos que são usados no trabalho. É comum que eles fiquem espalhados e emaranhados em cima da mesa, o que causa uma bagunça e poluição visual. Algumas mesas já possuem saídas próprias para esconder esses fios, caso contrário use uma canaleta para eles ou abuse do improviso e coloque elásticos para uni-los, dessa forma não ficam espalhados;
  • Além de gaveteiros, use pastas e organize os documentos por categorias, dessa forma é muito mais fácil de localizar uma informação. Além disso, crie uma espécie de hierarquia em suas gavetas, colocando as coisas que mais usa em um espaço mais acessível;
  • Os móveis no ambiente de trabalho também são capazes de influenciar diretamente no conforto do funcionário. Optar por cadeiras ergométricas, por exemplo, próprias para quem passa muito tempo sentado, sem afetar a saúde ou a produtividade e ajudando a manter a postura correta. Uma mesa ampla, que ofereça espaço suficiente para desenvolver as funções desejadas também é muito importante. Além disso, a decoração do ambiente também afeta no desempenho profissional: o uso das cores certas, aliada aos móveis e objetos traz mais segurança e tranquilidade para realizar tarefas.

Os benefícios de um escritório que trabalha as questões tanto de conforto, quanto de interação, organização e praticidade são inúmeros, pois elas se refletem não só em um ambiente mais enérgico e positivo, propício para novas ideias, mas incentiva seus profissionais a trabalharem mais motivados e travarem relações cordiais e colaborativas. É comum que as próprias empresas tenham algumas normas com essa finalidade, mas algumas dicas simples, e que podem ser colocadas em prática por todos são também eficazes. São diversos fatores, desde as cores ao acabamento do escritório, que acabam influenciando e ajudando a alcançar esse local ideal de trabalho.