Quais os benefícios da cadeira ergométrica?

Certamente, você já deve ter ficado um bom tempo sentada(o) e percebeu como isso é desconfortável. Ficar muito tempo apoiada(o) em um assento não somente é incômodo como também é prejudicial à saúde, em especial quando o próprio não é o mais adequado. Por isso, é muito importante prestar atenção nas cadeiras de trabalho.

Passar horas a fio sentada(o) em uma cadeira imprópria para o trabalho pode acarretar problemas não somente relacionados ao sedentarismo como também relacionados aos sistemas esquelético e muscular. Contar com uma cadeira adequada, isto é, ergométrica, é a alternativa mais saudável. Além de evitar problemas de saúde, ela também eleva a produtividade, haja visto que a pessoa se vê mais disposta para a realização dos afazeres diários.

Aspectos que garantem os benefícios da cadeira ergométrica

Estar sentada(o) é uma posição que oferece certa tensão à estrutura da coluna. Para evitar o desenvolvimento de doenças e afecções da coluna é importante contar com uma cadeira ergométrica que suporte bem a parte baixa das costas e possibilite uma boa postura.

Atualmente, muitas pessoas passam o dia todo sentadas nos escritórios, em especial por conta do seu trabalho com o computador. Os efeitos combinados da vida sedentária e um trabalho que demanda muito tempo na posição sentado podem ser perigosos para à saúde. Uma cadeira bem desenhada permite que o usuário se sente em uma posição balanceada. Comprar uma cadeira ergonômica é um bom início para quem quer melhorar a sua postura, no entanto, esta somente será melhorada se a pessoa estiver ciente que precisa se policiar. Isto é, o uso da cadeira deve estar vinculado à prática de posturas eficientes para o trabalho.

A seleção da cadeira adequada é uma etapa crítica para a prevenção de problemas de saúde, por isso, vários aspectos ser considerados:

  • Uma mesma cadeira não serve para todos, principalmente pelas suas diferenças corporais.
  • Estabilidade por meio de uma base em estrela, isto é, com cinco apoios e rodas.
  • Material do encosto e assento deve ser sintético e deve ser acolchoado.
  • Rotação, qualquer cadeira ergonômica precisa girar livremente.

Além destas questões é preciso prestar atenção nos apoios dos braços, cabeceira e a largura do assento. Visto estes aspectos, ao contar com uma cadeira que reúna todos eles, esta pode ser considerada ergométrica. Ter uma cadeira ergométrica com tais características proporciona muitos benefícios.

3 benefícios das cadeiras ergométricas

Atente para tais benefícios e pondere a compra de uma cadeira ergométrica para o seu escritório.

Melhora a postura

Embora as cadeiras ergonômicas tenham esta função, é preciso dizer que não há milagres envolvidos nessa tarefa. Isto quer dizer que a cadeira é realmente efetiva quando a pessoa nutre a preocupação por ter uma postura adequada e modifica a colocação do corpo na cadeira. Assim, é fundamental que se criem hábitos positivos para a postura e se use a cadeira para potencializá-los e evitar que estes sejam esquecidos. Passar muito tempo sentada(o) ocasiona uma sobrecarga na parte inferior do tronco e nas pernas, como consequência, aumenta a pressão nos joelhos, nos discos intervertebrais e na musculatura inferior do corpo. Escolher a cadeira certa ajuda a aliviar o desconforto e a reduzir a pressão na medula espinhal.

Aumento da produtividade

É comum ver pessoas se queixando sobre dores por movimentos repetitivos no trabalho (especialmente, por digitação) e por passar muito tempo sentadas. Quando elas contam com cadeiras adequadas a história pode mudar, já que uma cadeira ergométrica ajuda a reduzir o desconforto corporal das várias horas sentadas. Além disso, evita que certas articulações sofram uma sobrecarga tanto de movimento quanto de pressão.

Ao reduzir dores e desconfortos, as cadeiras ergométricas acabam estimulando ao trabalho, uma vez que as pessoas ficam mais dispostas.

Agilidade de movimento

Este benefício da cadeira ergométrica é ocasionado pelas rodas e os apoios da cadeira. Além disso, é facilitado por elementos do assento como o fato de este ser deslizante. Em um escritório é fundamental contar com móveis práticos e que permitam liberdade de movimento, este é o caso da cadeira ergométrica equipada com rodas. Ao ter os elementos citados, facilita-se os movimentos de sentar, levantar e se mover dentro da área de trabalho.

Em suma, contar com uma cadeira ergométrica proporciona inúmeros benefícios para o trabalhador tais como o conforto, melhora na saúde e produtividade. Por estes motivos vale a pena investir em uma cadeira ergonômica.

Tem interesse em conhecer mais aspectos sobre este tipo de móvel? Entre em contato e peça já mais informações sobre a cadeira ergométrica.