Cadeiras para escritório com e sem ajustes: quais as diferenças?

móveis para escritórios personalizadosA cadeira de escritório com ajuste permite mais personalização do móvel às necessidades do usuário, levando em consideração as características físicas e também quais são as atividades exercidas no dia a dia. Os móveis de escritório adequados às funções exercidas são fundamentais para manter a produtividade e qualidade de vida dos funcionários. Enquanto algumas situações corporativas não exigem móveis reguláveis, em determinadas atividades é imprescindível a personalização. Conheça a diferença entre esses dois modelos de cadeiras.

Cadeiras para escritório reguláveis

As cadeiras com ajustes são indicadas para todas as atividades que exigem extensas horas do dia de uso, como para pessoas em escritório, agências, técnicos de computador, gerentes de bancos, etc. Sempre que o computador é usado como ferramenta auxiliar, por exemplo, deve-se usar uma cadeira com ajuste no assento, coluna e braços.

Os modelos reguláveis estão mais alinhados aos ideais de conforto e ergonomia dos móveis (veja aqui as características de uma boa cadeira) e também permitem mais adequação aos diferentes biótipos de usuários. Conheça alguns tipos mais comuns de ajustes em cadeiras:

  • Ajuste de altura com sistema de pistão a gás;
  • Ajuste de encosto;
  • Ajuste de assento retrátil;
  • Ajuste de apoio-lombar;
  • Ajuste de apoia-braço.

Os móveis usados em bancadas dificilmente terão tantas opções de regulagem, no entanto devem oferecer, ao menos, ajuste de altura. Este modelo de cadeira é normalmente usado por atendentes e caixas de banco.

Cadeiras sem ajustes

As cadeiras para escritório sem ajustes são aquelas que não oferecem diferentes opções de altura, encosto, assento, apoio e outros. Elas são mais indicadas para situações onde o uso não será contínuo, incluindo as cadeiras Iso e longarinas, usadas para recepção e salas de espera.

Nas salas de reunião também podem ser usadas cadeiras que não tenham as diversas opções de personalização, entretanto elas devem ser de um material confortável e ter um design compatível com os demais móveis de escritório.

Diferenças entre as cadeiras com e sem ajuste

Como indicado pelo nome, as cadeiras reguláveis possuem opções de personalização de cada componente, enquanto as cadeiras não ajustáveis são fixas. Mais importante que entender essas diferenças básicas é compreender a importância de o móvel ser apropriado ao seu uso.

Cadeiras usadas pelos colaboradores, por exemplo, devem ser ajustadas à função exercida e ao biótipo. Cadeiras que serão usadas por períodos curtos de tempo, como na recepção ou durante uma reunião não possuem tantas exigências de regulagens, sendo a ergonomia o principal fator a ser avaliado nesses casos.