Cadeiras para escritório: conheça quatro categorias

cadeira confortável de trabalho

Escolher a cadeira adequada para o trabalho envolve mais variáveis do que muitas pessoas imaginam. Entre os elementos mais básicos que devem ser analisados estão regulagem da altura do assento e do encosto, com ambos os recursos separados, regulagem na altura dos braços, rodízios, material, estofado e outros recursos indispensáveis para aumentar o conforto. Além de pensar nesses itens, deve-se considerar por quanto tempo a cadeira será usada por dia, quais os demais móveis para escritório do ambiente e quais as necessidades do usuário.

Ao considerar esses fatores é possível escolher a cadeira que mais se adeque a finalidade da função exercida. Por isso, existem diferentes tipos de cadeiras para escritório. Neste artigo vamos conhecer melhor quatro tipos de cadeiras:

  • Recepção;
  • Secretária;
  • Diretor;
  • Presidente.

Cadeira para recepção

As cadeiras de escritório para recepção são mais simples e básicas, o que também influencia no custo. Normalmente, esses modelos não possuem nenhum tipo de ajuste, pois são usadas por pouco tempo, em períodos de espera. Com isso, o ideal é que elas sejam de um material mais fácil de limpar e organizar, sem a necessidade de atender demandas mais complexas de conforto. Entre os estofamentos usados nesse tipo de exemplo estão: courvin; courino; panamá; couro; espuma; e polipropileno.

As cadeiras para recepção podem ser classificadas de acordo com o modelo da base, sendo as mais comuns: sky, contínuo ou ISO.

Cadeiras para secretária

Diferente da vista anteriormente, a cadeira secretária já exige um conforto a mais para proporcionar mais bem-estar a profissional. Neste caso, o modelo oferece um conforto médio, com alguns diferenciais, como:

  • Regulagem de altura pneumática a gás;
  • Sistema de trava nos braços;
  • Sanfona em L;
  • Espuma injetada ou telada;
  • Revestimento em tecido, tela ou courino;
  • Giratória.

É fundamental que na hora de adquirir uma cadeira sejam observados o porte e a estatura do profissional que irá utilizá-la, visto que ela deve atender especificações particulares do indivíduo. Veja aqui como ajustar a altura da cadeira de trabalho.

tipos de cadeiraPorque optar pela cadeira diretor?

A cadeira diretor irá oferecer mais funcionalidades e mais opções de ajuste. Com mais conforto, ela também é indicada para profissionais que vão utilizá-la por mais horas durante o dia. Ela possui um assento mais largo do que da cadeira secretária. Normalmente possui vantagens como assento pneumático a gás, encosto com sistema integrado back system dependendo do modelo (automático ou manual), sistema relax e inclinação. Em muitos casos possui o espaldar mais alto.

Diferenciais da cadeira presidente

Entre os modelos mais caros de cadeira está a presidente, que também possui mais diferenciais e benefícios do que as vistas anteriormente. Por atender elevados níveis de ergonomia, ela é indicada para usos mais prolongados, como de 12 horas, por exemplo.

Entre os diferenciais está o avançado sistema de ajuste, que permite regulagem de todos os componentes da cadeira, aumento da estabilidade, proporção e desempenho durante o uso. Este tipo de cadeira possui diversos itens opcionais, como apoio para cabeça reclinável, base com rodízios anti-risco, sistema relax e outros.

Móveis para escritório

Lembre-se que a cadeira é o item mais importante para o seu conforto durante as horas de trabalho, seja no home office ou ambiente corporativo, mas ela deve estar em harmonia com os demais móveis para escritório, como a baia de trabalho, pois a altura da mesa irá influenciar a escolha da cadeira.