Como ajustar a altura da minha cadeira de trabalho?

móveis de escritórioA cadeira de trabalho ideal é aquela que permite diversos tipos de ajustes de acordo com a necessidade de quem a utiliza. Com as regulagens adequadas de altura, inclinação e outros, o usuário sempre se sentirá confortável, evitando dores nas costas, na cabeça, torcicolo e outras.

Uma cadeira de trabalho ergonômica não oferece apenas o ajuste da altura como diferencial. São diversos os mecanismos que permitem mais personalização e funcionalidade as necessidades do usuário. Conheça alguns deles:

  • Sistema Pneumático a Gás: permite levantar ou abaixar a altura do assento usando uma alavanca, normalmente posicionada ao lado direito da cadeira;
  • L Sanfonado: é o sistema que fixa o encosto ao assento, revestido por uma sanfona e que pode ser fixo ou permitir reclinar levemente o corpo;
  • Syncron: movimento sincronizado de assento e encosto;
  • A-Syncron: movimento que permite inclinação independente do assento e do encosto;
  • Relax: alavanca que permite reclinar a cadeira;
  • Back System: ajusta a altura e inclinação do encosto da cadeira;
  • Catraca: ajuste dos braços e do encosto em até 6 graus.

Cuidados com os móveis de escritório

Para oferecer conforto, os móveis de escritório devem ser usados de maneira adequada. É necessário se atentar à postura, altura, apoio adequado dos braços e pés, ângulo correto do quadril em relação ao corpo. Confira na imagem abaixo a postura apropriada:

móveis de escritório

Dessa forma a altura adequada da cadeira de escritório deve respeitar dois itens básicos:

  1. Os pés devem estar plenamente apoiados no chão ou pelo menos em um apoio para pés.
  2. O monitor deve estar na linha de visão, não sendo necessário olhar para baixo ou para cima para visualizá-lo.

Caso quando você ajustar à altura da cadeira de trabalho para apoiar os pés no chão o monitor sair da linha de visão ou quando você ajustar à altura ao monitor os pés deixem de se apoiar ao chão, o mais adequado é providenciar um apoio de pés que permitirá que você ajuste a visão ao monitor. Esse apoio poderá ter uma inclinação de até 20%.

Algumas dicas também podem melhorar a postura, fazendo com que o ajuste da cadeira seja mais correto:

  • Mantenha os joelhos em um ângulo de 90º e separados cerca de um plano. Não cruze as pernas, pois essa postura pode causar escoliose e dores na coluna.
  • Os ombros e a coluna devem permanecer eretos, caso necessário use uma almofada, mas o ideal é que o tronco esteja apoiado no encosto da cadeira de escritório.
  • Os cotovelos devem permanecer próximos ao corpo, enquanto braços e punhos devem continuar retos.
  • A cabeça deve ficar reta, sem a necessidade de forçá-la para cima ou para baixo. O indicado é que a fonte luminosa (como o monitor) fique entre 45 e 70 cm de distância dos olhos.

Assim você se sentará melhor, evitando diversas dores causadas pelo mau uso da cadeira. Lembre-se que o indicado é que a cada uma hora você se levante e faça uma pequena pausa, preferencialmente com alongamento.