Como escolher a mobília para escritório compartilhado?

É comum que, entre as indicações de móveis para escritório adequados, esteja a consideração sobre a identidade visual da empresa, segmento de atuação etc. No entanto, tem-se popularizado os modelos de ambientes corporativos compartilhados. Nesses casos, a escolha da mobília para escritório deve levar em consideração outros aspectos importantes para a composição do ambiente e harmonia do espaço.

Mobília para escritório compartilhado

mobília para escritório

Em um aspecto mais geral, a mobília para escritório compartilhado deve seguir os mesmos pressupostos de ergonomia, conforto e bem-estar indicados para um ambiente empresarial exclusivo. Entretanto, um fator que ganha destaque no modelo compartilhado é qual o tipo de design que será utilizado, visto que o ambiente deve se manter harmonioso para os usuários desse espaço.

Atender diferentes demandas

Nesses casos, a indicação é que haja um diálogo entre as empresas que irão utilizar o espaço, fazendo com que as demandas de todos os ocupantes sejam atendidas. Analisadas quais são as necessidades funcionais dos móveis, deve-se prezar pela escolha de conjuntos mobiliários que proporcionem um design único, pois se cada companhia optar por um tipo de móvel o ambiente ficará visualmente poluído.

Indica-se, nesses casos, que optem por séries de móveis que atendam a diferentes demandas. Por exemplo, uma linha de móveis que possui um design único para as plataformas de trabalho, para a mesa de reunião, para a recepção e para as salas de diretoria. Dessa forma, todo o ambiente poderá atender diferentes necessidades, sem se tornar excessivamente poluído ou mesclar ideias, tornando o local confuso.

Opção pelo neutro

Quando se trata de um único ambiente que irá unir funcionalidades e ocupações distintas, deve-se prezar por um local visualmente neutro. Sendo as opções mais comumente indicadas para atender essas demandas àquelas em mogno, por exemplo. Esse tipo de opção faz com que o ambiente se torne confortável para diferentes públicos.

Personalização

Muitas empresas podem questionar que o ambiente se torna excessivamente genérico, entretanto, diversos elementos podem proporcionar a personalização do local de trabalho, ainda que os móveis sejam neutros, para não priorizar uma empresa em detrimento das demais. Esse tipo de personalização pode ocorrer por meio de aspectos visuais voltados para a identidade visual da companhia, decoração mais discreta nas mesas entre outras.

Ao escolher a mobília para escritório compartilhado é fundamental levar esses aspectos em consideração visando o planejamento de um ambiente mais harmonioso e funcional.