Como escolher uma cadeira para computador

Utilizadas em escritórios ou até mesmo em residências, as cadeiras para computador possuem modelos variados, sendo as cadeiras ergométrica as mais utilizadas devido aos seus muitos benefícios.

Cadeira para computador

As cadeiras ergométricas para computador, também conhecidas como cadeiras para escritório, são parte fundamental no desempenho em ambientes corporativos, isso porque sua utilização principal é em atividades em frente ao computador que podem demandar horas e gerar desconforto e pausas excessivas ao longo do dia de trabalho.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS CADEIRAS COMUNS E AS CADEIRAS ERGONÔMICAS?

Existe hoje uma grande gama de modelos de cadeiras para escritório disponíveis no mercado e é comum que no momento da compra seja avaliado apenas o valor e a qualidade virá apenas um bônus a parte.

Porém a qualidade dessas cadeiras é fundamental para garantir maior produtividade nos ambientes corporativos, como já dito. As cadeiras comuns não possuem a possibilidade de ajustes, e seu material de fabricação normalmente é mais rígido e apresentam um baixo índice de conforto.

Já as cadeiras ergométricas são fabricadas com material de alta qualidade para proporcionar maior conforto durante as horas de trabalho, além de se ajustarem perfeitamente ao corpo do usuário.

O investimento nas cadeiras ergométricas é uma estratégia inteligente quanto a produção em sua empresa, já que além de conforto ela pode reduzir os riscos de saúde de seus funcionários como por exemplo, problemas na coluna que poderiam acarretar em faltas e consequentemente redução em sua produção.

PREVENÇÃO DE RISCOS À COLUNA PROPORCIONADOS PELAS CADEIRAS DE ESCRITÓRIO ERGOMÉTRICAS

Ficar sentado por longas horas apesar de ser menos cansativo, pode causar grandes problemas à saúde, como lesões na estrutura da coluna que podem acarretar em dores e até mesmo em problemas crônicos. As cadeiras ergométricas garantem maior conforto, alinhamento da postura e segurança contra possíveis danos.

Prova de sua eficácia é a norma NR17 do ministério do trabalho aplicada a diferentes áreas de atuação e acordos coletivos dos sindicatos que exigem que as cadeiras utilizadas pelos funcionários devam conter características específicas a fim de garantir a prevenção de problemas de saúde. Características essas, presentes nas cadeiras ergométricas, como por exemplo:

  • Altura do assento regulável;
  • Altura do encosto adaptável ao formato da coluna lombar do profissional;
  • Inclinação do encosto regulável de acordo com a posição das costas do profissional;
  • Acolchoamento do assento e encosto adequado e adaptável ao formato das nádegas diminuindo assim a compressão muscular.

Agora que você entendeu os benefícios e diferenciais oferecidos ao investir na compra de cadeiras ergométricas, é hora de escolher um modelo específico para sua necessidade, para isso é importante entender as diferenças de cada modelo.

CONHEÇA OS TIPOS DE CADEIRAS PARA COMPUTADOR

Como já dito anteriormente existem muitos modelos de cadeiras disponíveis no mercado e é importante que entenda a diferença de cada um desses modelos para que possa identificar o que melhor atenderá a sua necessidade. Entre os modelos mais comuns estão:

  • Cadeira presidente – Esse modelo apresenta um alto nível de conforto e resistência graças aos materiais nobres utilizados em sua fabricação, garante maior conforto para as costas e cabeça através de seu encosto.
  • Cadeira diretor – Assim como a cadeira presidente possui um alto grau de qualidade e conforto, com a diferença que está normalmente não possui encosto para a cabeça.
  • Cadeira executiva – Esse modelo é bastante utilizado devido ao seu excelente custo x benefício, já que possui ajustes que permitem a adaptação para os mais variados biotipos de usuários, garantindo assim maior conforto durante longas horas de trabalho.
  • Cadeira secretária – Esse modelo é ideal para funções em que o tempo de trabalho em frente ao computador é reduzido, já que é um modelo mais simples com um número reduzido de possibilidades de ajustes.

Apresentado os principais modelos do mercado, suas características e benefícios a decisão se torna mais fácil, e chegamos enfim a resposta da pergunta que te trouxe até aqui:

COMO IDENTIFICAR A CADEIRA PARA COMPUTADOR IDEAL?

A cadeira para computador ideal deve atender as necessidades de cada atividade específica, como cargo, tempo gasto nas atividade, material de fabricação, qualidade durabilidade, além de atender as normas exigidas pelo ministério do trabalho.

Com base nas informações de sua necessidade e as informações aqui passadas, você saberá identificar o modelo ideal para aquisição das cadeiras ergométricas que se adaptem ao seu negócio.