Como montar uma sala de treinamento versátil?

Prodis - Como montar uma sala de treinamento?Empresas que visam aumentar o preparo dos colaboradores devem, imprescindivelmente, investir em áreas de treinamento versáteis e bem equipadas dentro da companhia com o objetivo de organizar palestras, debates, treinamentos, workshops e outros. Esses espaços servem para aprimoramento profissional e também para incentivo aos empregados, sendo importante que ele seja abastecido com móveis para escritório ergonômicos e modernos, visando mais conforto e efetividade do local.

Quais os tipos de sala de treinamento?

Inicialmente a empresa deve avaliar qual a melhor opção de sala de treinamento para atender às suas necessidades. Por exemplo, uma empresa com 30 colaboradores precisa adequar um espaço que comporte esse número de usuários, entretanto uma sala com capacidade para 100 pessoas pode não ser a melhor opção à empresa. Ao considerar esses fatores, é importante que se avalie os diferentes tipos de sala de treinamento de podem ser elaborados dentro da companhia, considerando uma sala retangular de 58m². Entre eles estão:

  • Auditório: capacidade para 60 pessoas;
  • Reunião: capacidade para 30 pessoas;
  • Escolar: capacidade para 49 pessoas;
  • “U”: capacidade para 30 pessoas;
  • Espinha de peixe: capacidade para 40 pessoas.

Com diferentes opções de salas de treinamento, a empresa deve ponderar com antecedência qual espaço possui para empreender nessa iniciativa. Empresas que realizam muitas atividades com a equipe e alugam salas de treinamento externas acabam tendo gastos superiores aos das companhias que optam por desenvolver um espaço com este fim na própria empresa.

Qual a importância dos móveis para escritório adequados?

Após definir qual o espaço mais apropriado para as necessidades da empresa, deve-se definir como a companhia irá utilizar o local, como, por exemplo, os tipos de treinamentos que serão realizados, pois dessas informações irão depender os acessórios da sala, que podem incluir:

  • Equipamentos de som e projeção;
  • Iluminação escalonada;
  • Rede Wi-Fi;
  • Cadeiras de escritório;
  • Mesas de reunião;
  • Ar-condicionado.

Ao optar pela mobília mais indicada para esse ambiente, a empresa também deve se atentar à qualidade dos móveis utilizados no empreendimento para que sejam mais eficientes e realmente possibilitem o desenvolvimento dos colaboradores que irão utilizar esse espaço.

Como montar a sala de treinamento?

Com a definição do espaço, dos equipamentos e dos móveis para escritório que serão utilizados na sala de treinamento, ela deve ser montada visando oferecer conforto e, ao mesmo tempo, ser um local “clean”, onde os usuários possam desenvolver atividades lúdicas e alternar a disposição dos equipamentos e móveis caso haja a necessidade.

Lembre-se que esse local não deve ser poluído visual ou sonoramente, sendo importante que os usuários se sintam inspirados e concentrados ao utilizá-lo, razão pela qual é indicado o uso de cores claras e uma decoração simplista, mas inspiradora.