Coworking: espaços possuem móveis para escritório e estrutura prontos

móveis corporativosMuitas vezes o custo inicial de um negócio impede que ele vá adiante ou mesmo que tenha início após os empreendedores colocarem na ponta do lápis os gastos com estrutura, equipamentos, espaço e outros. Pensando nesses profissionais existe a prática de coworking, escritórios compartilhados que já possuem toda a infraestrutura necessária.

O coworking teve início nas proximidades do Vale do Silício, EUA, com o objetivo de atender novos empreendedores que não tinham espaço físico para suas empresas e também autônomos, como freelances. No Brasil, este tipo de escritório existe desde 2008, mas foi a partir de 2011 que começou a fazer sucesso e atrair o público.

Com escritórios de diversos estilos, esses locais já possuem os móveis de escritório necessários, é só chegar, alugar por hora, semana ou mensal e começar a trabalhar. Normalmente, os coworking possuem salas de reuniões com os móveis corporativos adequados, assim como balcão de atendimento e recepção.

Baia de trabalho do coworking

A baia de trabalho do escritório compartilhado vai depender muito do estilo do coworking procurado, alguns possuem um perfil mais sênior, voltado para advogados, consultores e engenheiros. Outros têm um perfil mais descolado, voltados para profissionais de comunicação, design, freelances e etc. Há também alguns espaços destinados apenas para profissionais de TI.

Alguns desses locais possuem mesas de trabalho dispostas em um grande espaço e outros optam por baias de trabalho mais tradicionais. O interessante é que ambos os ambientes já usam cadeiras de escritório adequadas para profissionais que passam boa parte do dia no computador.

Como escolher um coworking?

É importante que o coworking atenta às suas necessidades de espaço e localização, além de ser diferenciais possuir linha telefônica, sala de reuniões e recepção. Esses locais são excelentes para o networking do profissional, portanto, escolher um que atenda um público com o qual seja possível interagir pode agregar muito ao profissional.

Como o escritório já está pronto também é interessante avaliar os móveis disponíveis:

  • As cadeiras são adequadas para o trabalho?
  • A recepção tem balcão de atendimento e sofá de espera?
  • A mesa para sala de reunião é apropriada ao seu segmento?

A arquitetura corporativa do ambiente é importante, pois faz parte da imagem que a sua empresa transmite aos clientes e também é o local onde você vai passar algumas horas do seu dia, então o conforto e estrutura são fundamentais.

O coworking não precisa ser uma opção permanente, mas uma alternativa barata e atraente enquanto você se prepara para montar seu próprio escritório de trabalho.