Quais as diferenças entre móveis planejados e móveis prontos?

móveis planejadosDiferente do imaginário popular, que afirma que os móveis planejados são projetos muito mais caros do que os móveis prontos, especialistas afirmam que, em muitos casos, o custo-benefício do primeiro faz com que ele seja mais vantajoso e possa ter um valor menor. Essa redução ocorre quando há padronização da mobília de toda – ou boa parte – da residência, que oferece ao comprador um maior poder de barganha com a loja especializada, o que reflete em descontos e benefícios nas formas de pagamento.

Móveis planejados

Os móveis planejados são feitos sob medida, com peças modulares, montadas via computação gráfica e com corte exato feito por máquinas industriais. Normalmente eles são produzidos em MDF, MDP, painéis de fibra de madeira e compensados, com a opção de acabamentos diversos, como lisos, de alto brilho, acetinados, com textura e outros.

O planejamento tem início com a medição dos espaços da residência, procedimento que deve ser executado por um profissional da empresa contratada e não pelo cliente. Ao escolher quais espaços da casa ou apartamento receberão a mobília e definir qual será o orçamento do investimento, o cliente, junto com a empesa, devem definir quais são as soluções mais vantajosas, considerando o melhor aproveitamento de pequenos espaços.

Em muitos casos, o cliente pode optar por um material mais econômico para planejar a mobília de mais ambientes ou negociar com a companhia para obter melhores condições de pagamento caso execute o projeto com mais elementos. Não se esqueça, a opção pelos móveis planejados é, sobretudo, uma negociação. É preciso avaliar as referências da empresa contratada, as vantagens de pagamento, possíveis descontos e seguranças, como garantia e assistência técnica.

Móveis prontos

Os móveis prontos são aqueles adquiridos em lojas que comercializam vários tipos de produtos ou mesmo em lojas de móveis, mas sem que haja personalização dos mesmos. Eles já são comprados prontos, sendo necessário que haja uma medição dos espaços da casa, mas nesse caso realizada pelo próprio cliente.

Como já foram desenhados e produzidos, eles não se adequam perfeitamente ao espaço. Podem ser de diversos materiais e tem vantagens relacionadas principalmente com a possibilidade de mudança, seja dentro da residência ou para outros locais. No caso dos planejados é necessário avaliar a situação para decidir se compensa ou não mudar os móveis, pois exigirá assistência da empresa que o produziu.

Vantagens dos planejados

As características dos móveis planejados e dos prontos são bem distintas e deve-se analisar diversos fatores antes de escolher por qual dos dois optar, como: orçamento, tempo, uso a longo prazo, design desejado e durabilidade do investimento.

Entre as vantagens desses móveis em relação aos prontos, pode-se destacar:

  • Melhor custo-benefício;
  • Assistência técnica e garantia estendida;
  • Maior personalização dos ambientes;
  • Qualidade superior da matéria-prima utilizada;
  • Maior funcionalidade dos móveis as necessidades do cliente;
  • Possíveis vantagens na forma de pagamento.

O ideal é que você avalie as suas necessidades com o móvel novo e quanto de investimento está disposto a fazer. Os planejados podem, inclusive, valorizar o preço do imóvel para locação ou venda, mas é importante que o proprietário analise as vantagens e desvantagens de cada um.