Empresas utilizam baia de trabalho para otimizar espaços

Os imóveis atualmente são resumidos em pequenos metros quadrados, com isso uma das tendências dos móveis corporativos é otimização de espaço. Como solução as baias de trabalho ganharam mais área dentro do escritório, isso porque se podem trabalhar mais do que uma pessoa no mesmo lugar. Como opções de modelos existem dois tipos:

  • Com divisórios: ela se mantém na mesma mesa, porém cria-se uma privacidade maior com as divisórias determinando o espaço de cada um.
  • Abertas: o espaço é mais amplo por não ter demarcação entre uma mesa e a outra

baia de trabalho

Contudo uma pesquisa da faculdade de arquitetura da Universidade de Sydney relatou que os profissionais estão cada vez mais insatisfeitos com o modelo aberto, devido a perca de privacidade em ter seus objetos pessoais em suas mesas e até na limitação na decoração (veja algumas dicas de decoração para mesas de trabalho no organizando.org).

O que irá definir a estrutura das baias são o estilo e propósito da companhia como, por exemplo, empresas de telemarketing utilizam muito as baias com divisórias para não ter interferência entre uma e outra pessoa falando e da privacidade da ligação. Já outras empresas acreditam que uma baia aberta da mais interação entre os funcionários fazendo com que o trabalho seja mais produtivo e em equipe.

Seja aberta ou com divisórias é importante a companhia estar atenta a funcionalidade e qualidade do material dos móveis corporativos. Alguns fatores ajudam a dar suportes aos funcionários:

  • Gaveteiro: com o fato de as bancadas serem integradas muitas vezes a mesa vira uma grande bagunça. Gavetas ajudam a manter o lugar organizado.
  • Armários: existem baias com divisórias que fazem do espaço muito menor, não possibilitando gavetas debaixo da mesa, por isso armários individuais em cima das baias ajudam a ganhar espaço e têm o mesmo propósito que os gaveteiros.
  • Divisórias: há muitos estilos de divisórias, de vidro, de madeira, inteiriço, pequeno, são modelos que ajudam no estilo e designer do ambiente.

Se o problema do seu escritório é falta de espaço as bancadas de trabalho são a opção do momento, mas é importante verificar qual dos dois modelos o funcionário se sente melhor e, consequentemente, lhe trará mais resultados.