Estação de trabalho para empresa de TI

A área de TI (tecnologia da informação) contempla profissionais que passam quase todo o período de trabalho em frente ao computador, o que exige uma estação de trabalho adequada às necessidades desses colaboradores. A plataforma deve oferece as proporções corretas para oferecer conforto e não prejudicar a saúde do funcionário.

Qual a importância de uma estação de trabalho adequada?

estação de trabalho

Muitas empresas não consideram as particularidades das diferentes funções exercidas no ambiente de trabalho na hora de adquirir os móveis de escritório, fazendo com que funcionários que exercem diferentes funções, utilizem o mesmo tipo de mobília.

Esse fator é um dos principais que levam a diferentes problemas de saúde para os colaboradores, como LER (Lesões por Esforços Repetitivos), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e dores na coluna. Os problemas físicos ocasionados por móveis inadequados à realização das tarefas também podem resultar em estresse e desequilíbrios emocionais, ocasionando afastamentos e licenças médicas.

São comuns os casos dos empresários que desconhecem a relação entre esses aspectos e acabam subestimando a importância de móveis de escritório adequados aos funcionários. Dessa forma, muitas pessoas trabalham em condições inadequadas, desestimulando o desenvolvimento das atividades e interferindo na produtividade e criatividade do trabalho.

Como escolher uma estação de trabalho para TI?

A estação de trabalho voltada para a equipe de TI – e também a cadeira de escritório, fundamental nesses casos – deve ter a altura adequada e ter sido planejada visando os aspectos ergonômicos exigidos para a realização da função.

A estação de trabalho deve permitir que o usuário fique em postura correta e a tela do computador esteja na altura dos ombros, fazendo com que não seja necessário olhar para baixo. O teclado deve estar na altura dos cotovelos que devem ficar apoiados à mesa. Os pés devem alcançar o chão e ficar totalmente apoiados. Para atender essas demandas é comum que a mesa de trabalho tenha uma altura entre 72 e 75 centímetros.

De acordo com a NBR 13966, sobre móveis de escritório, o espaço mínimo para a largura da mesa de trabalho é de 80 cm, a profundidade pode variar entre 60 cm e 110 cm, entre outras especificações que incluem espaço para os pés, para os joelhos etc.

É muito comum que com o uso de laptops essas recomendações sejam ignoradas, entretanto, deve-se buscar alternativas para que a saúde do colaborador não seja posta em risco. A escolha da estação de trabalho adequada e com as indicações ergonômicas definidas ajudam a evitar problemas futuros e manter o trabalho mais produtivo e saudável.