Iluminação e ventilação influenciam no conforto do seu escritório

A elaboração de um projeto de iluminação e ventilação para escritório é parte de um trabalho mais complexo, que passa por fases para atingir essa etapa. Essas são duas das fases mais importantes e que merecem mais atenção. Afinal quando se trata de receber e atender clientes, o conforto é essencial.

Imagine receber clientes em um escritório de contabilidade ou de advocacia, onde assuntos complexos e desafiadores serão discutidos. Para a clientela, faz toda a diferença sentir-se acolhida, confortável, o que pede um ambiente com ótima circulação de ar e luminosidade aconchegante.

Oferecer ventilação e iluminação adequadas é algo básico para manter um ambiente saudável, tanto para os funcionários quanto para os clientes, como citado anteriormente.

Problemas de ventilação e iluminação

Escritórios que mais parecem submarinos, sem janelas para abrir e com pouco espaço para circulação de pessoas e acomodação de móveis são péssimos para a visão, audição, respiração e também afetam de forma negativa a mente.

Falta de ar e luz naturais podem prejudicar a saúde dos funcionários, sua produtividade e, por consequência, a capacidade de atender seus clientes de forma adequada.

Para os clientes em si, entrar em um ambiente abafado, onde o ar condicionado é a única forma de movimentação do ar, com luzes brancas frias e sem nenhuma fresta de luz solar visível, também gera uma inquietação que não é benéfica. Instalar lâmpadas econômicas e aparelhos de ar condicionado modernos não cobre as necessidades básicas de um bom ambiente de trabalho e atendimento.

A luz solar pode ser controlada por um projeto de janelas e uso adequado de vidraças e janelas, reduzindo a necessidade de luz elétrica e promovendo um visual mais acolhedor para quem está do lado de dentro, sem necessariamente prejudicar o funcionamento do ar condicionado.

Assim há uma ligação do ambiente interno com as mudanças naturais de iluminação exterior, o que auxilia as pessoas a manterem um funcionamento saudável do relógio biológico em todas as fases do dia e estações do ano. Economia de energia elétrica, aumento da produtividade, redução de custos de operação e conforto em geral estão ligados ao uso inteligente da iluminação em um escritório.

Iluminação e ventilação do escritório

A iluminação e ventilação do escritório são mais importantes do que você imagina

A ventilação é muito mais do que a introdução de ar de fora para dentro de um ambiente. Ela é na verdade uma combinação de fatores que resultam na suplementação ou remoção de ar de dentro de um prédio.

Esse processo inclui trazer o ar de fora, condicioná-lo e misturar o ar de dentro com o de fora, distribuindo o mesmo pelo prédio ou salas específicas. a qualidade do ar interior pode se deteriorar quando um ou mais das fases desse processo é inadequada.

Por exemplo, o dióxido de carbono, expelido pela respiração humana, pode se acumular caso uma quantidade suficiente de ar externo não seja trazido para dentro do ambiente. Dores de cabeça, sonolência e confusão mental são causados pelo acúmulo desse gás dentro de um escritório mal ventilado.

Não é preciso pensar em poluição industrial para entender os malefícios de um local de trabalho mal ventilado.

Para o cliente que chega a um escritório, o odor interno e o excesso de dióxido de carbono acumulado causam desconforto que, com certeza, vão alterar a percepção do mesmo quanto à qualidade do serviço oferecido ali.