Qual é a melhor disposição das mesas de trabalho?

 mesas-de-trabalho

A melhor disposição das mesas de trabalho vai depender do estilo da sua empresa e quais as funcionalidades que este espaço exige, levando em consideração as necessidades dos profissionais que trabalham nele e dos clientes que são atendidos no local. A disposição dos móveis corporativos influencia a imagem da sua empresa, a produtividade dos colaboradores, a comunicação e a agilidade na tomada de decisão, razões mais do que suficientes para se tornar um fator de atenção para os empresários.

A organização do ambiente interno do escritório diz muito sobre uma empresa e influencia o convívio dos colaboradores e o grau de ajuda mútua. Dessa forma, uma empresa que necessita de profissionais trabalhando em máximo silêncio e concentração deve ter um layout enquanto empresas que dependem da interação entre empregados devem optar por um modelo mais flexível, por exemplo.

Quais os tipos de disposição de baias de trabalho existem?

Existem diversos tipos de disposição para as baias de trabalho, entretanto algumas são mais comuns que outras por atenderem melhor às necessidades de grande parte das companhias. Conheça cinco tipos de layouts para empresas e escolha o que melhor atende aos objetivos do seu negócio.

Escritório tradicional

É comum que o estilo de escritório tradicional seja associado aos modelos mais antiquados de gestão, mas isso não necessariamente é verdade. Este tipo de disposição privilegia a hierarquia, com a arrumação das mesas de acordo com o cargo exercido pelo ocupante.

Por exemplo, no modelo tradicional, o chefe do setor tem uma posição de destaque para que veja todo o espaço. O importante é não dificultar o acesso das pessoas e escolher móveis corporativos ergonômicos e funcionais para o local, deixando um espaço adequado para passagem.

Escritório modular

O escritório modular é mais indicado para empresas com um espaço físico limitado. Ele oferece espaços particulares para que os colaboradores desenvolvam suas atividades e inclui um espaço para atendimento aos clientes, distribuindo de forma mais eficiente clientes e visitantes para otimizar o tempo dos funcionários.

Os móveis de escritório para este tipo de layout devem ser menores para melhor aproveitamento do ambiente.

Escritório paisagem

Tipo de escritório mais preocupado com as questões estéticas e benefícios do design para a formulação de um espaço eficiente, inspirador e dinâmico. Considerado uma forma moderna de organização, este tipo de layout vai privilegiar uma ocupação mais ampla do espaço e uma decoração mais rebuscada, com uso de plantas, áreas verdes e iluminação diferenciada.

Escritório plano

O escritório aberto é utilizado para o coworking, por exemplo, onde não há nenhum tipo de divisão, como paredes ou módulos, tornando o ambiente bem flexível. É indicado para empresas que se beneficiam da troca entre funcionários, como diálogos, ajuda mútua e processos criativos.

O problema deste ambiente é que ele pode se tornar sonoramente poluído se não houver bom senso entre os colaboradores, mas otimiza o tempo quando o trabalho é conjunto, exigindo trocas de informações frequentes.

Grupo de estação de trabalho

As estações de trabalho são um tipo de organização espacial onde estão presentes diversos pequenos escritórios para trabalho individual. A diferença entre a estação de trabalho e o modular é que este não possui uma área própria para atendimento. O cliente se encaminha diretamente para a baia de trabalho da qual precisa.

Contrapartidas dos empregados

A empresa deve se preocupar em oferecer um layout funcional e inspirador aos empregados, com móveis corporativos ergonômicos, ambiente limpo e com iluminação e ruídos adequados ao ambiente de trabalho.

Em contrapartida é fundamental que o colaborador use do seu bom senso de acordo com a disposição dos móveis de trabalho. Por exemplo, se a divisão é por cabines de trabalho, entende-se que o funcionário não precisa circular excessivamente no ambiente, enquanto em modelos de escritório plano, por exemplo, a conversa não pode se tornar algo que atrapalhe os colegas. A organização da mesa de trabalho é de responsabilidade do funcionário e deve estar sempre apresentável para receber clientes e parceiros.