Quais as melhores opções de estação de trabalho para escritório?

quais-as-melhores-opções-de-estação-de-trabalho-para-escritório-prodis

Atualmente, a estação de trabalho para escritório utilizada na empresa está relacionada à imagem e ao perfil da companhia, com grande influência em questões como produtividade, interação e conforto. O ideal é que os móveis de escritório se adaptem à função exercida pelo colaborador e não o contrário, sendo assim, a disposição dos móveis também será influenciada pelo segmento no qual a companhia atua.

Existem diversos tipos de estações de trabalho que podem ser escolhidos de acordo com a área de atuação, atividade realizada pelo colaborador e objetivo da empresa. Entre os modelos mais modernos estão:

A estação Asa, por exemplo, pode acomodar três ou quatro funcionários dependendo do modelo. Ela é ideal para pessoas que trabalham em uma mesma área e, portanto, precisam interagir durante o período de trabalho. Já na bancada de trabalho os funcionários ficam dispostos um ao lado do outro, sendo útil para ambientes abertos e nos quais a comunicação seja constante.

A bancada em U pode ser utilizada para acomodar dois funcionários que tenham trabalhos complementares, enquanto a baia de trabalho com divisória é ideal para áreas nas quais sejam necessárias concentração e privacidade para exercício das atividades.

Como deve ser escolhida a plataforma de trabalho?

A estação de trabalho para escritório deve ser escolhida de acordo com alguns dos elementos citados anteriormente. Cada tipo de baia de trabalho permite um tipo de aproveitamento do espaço, proporcionando mais facilidade para o relacionamento entre os colaboradores, acesso a arquivos, troca de conhecimentos, entre outros. Além desses fatores, a disposição dos móveis de escritório também está relacionada com a estética e perfil da empresa.

Ao pensar em todos esses fatores, a escolha dos móveis pode parecer mais difícil, entretanto, ao considerar esses itens a escolha se torna mais assertiva e, consequentemente, mais produtiva. Analise questões como:

  • Atividades exercidas pelos colaboradores;
  • Necessidade de diálogo durante o trabalho;
  • Espaço disponível para acomodar os funcionários;
  • Objetivos da empresa.

Caso a sua empresa valorize a comunicação entre os colaboradores e o rendimento esteja atrelado às trocas realizadas durante o dia, estações de trabalho com divisórias, por exemplo, podem dificultar o diálogo, diminuindo a produtividade dos funcionários que precisam deslocar-se constantemente.

A companhia também pode optar por mesclar layouts corporativos visando oferecer à cada área da empresa mais comodidade e móveis direcionados às funções exercidas.

Como a estação de trabalho influencia a empresa?

Optar por espaços abertos ou salas fechadas diz muito sobre uma companhia. A atuação em salas individuais, por exemplo, pode ser vantajosa para determinados segmentos, mas limita a comunicação e, caso o superior fique muito isolado, proporciona um sentimento de afastamento das lideranças. Este tipo de efeito deve ser avaliado na hora da escolha dos móveis de escritório, sem esquecer a ergonomia, responsável direta pelo maior conforto do colaborador.