Mesa de reunião redonda ou retangular: Qual escolher?

Escolher a mesa de escritório adequada requer avaliar a finalidade para a qual ela será útil. O fator estético também é importante e quase sempre é motivo de dúvidas quando se fala em mesa de reunião redonda ou retangular. Embora a estética seja importante, a funcionalidade também deve ser considerada na hora de escolher a mesa ideal.

Ao pensar na melhor escolha, é preciso considerar que existem muitos outros fatores tais como o conforto das pessoas, o espaço físico disponível, etc.

Fatores que influenciam na escolha da mesa de reunião

Quando o assunto é optar por uma mesa do tipo redondo ou um móvel retangular, é indispensável considerar os seguintes pontos:

Espaço disponível

Este é o ponto principal a ser analisado no momento de escolher uma mesa de reunião redonda ou retangular. Verificar o espaço disponível não é só um detalhe para evitar um gasto desnecessário como também possibilita ter noção de que tamanho de mesa harmoniza melhor com o ambiente.

As mesas redondas costumam ocupar menos espaço. Para que elas integrem bem o ambiente, é preciso contar com uma certa amplitude ao redor da mesa para que ela seja funcional e confortável de usar. É preciso ressaltar que este modelo é difícil de encaixar em locais pequenos.

As mesas retangulares são usadas em locais com design retangular ou quadrado. O seu uso é mais comum em salas grandes porque este tipo de mesa conta com mais lugares.

Comunicação

A comunicação quase sempre influencia na escolha das mesas. As mesas redondas são mais produtivas quando o intuito é apresentar um ambiente equilibrado. Isto é, quando a opinião dos participantes tem o mesmo valor e não há intuito de estabelecer uma hierarquia.

Em uma mesa redonda não se define quem preside a reunião, assim sendo, todos os mesmos estão no mesmo nível. Isto [é especialmente favorável em reuniões nas quais o objetivo é gerir ideias e criar ambientes onde a criatividade flua sem tensões.

A comunicação nas mesas retangulares costuma ser ótima para as reuniões nas quais o gestor deve estabelecer objetivos e ordens com certa hierarquia.

Conforto

A parte que diz respeito ao conforto não depende tanto da forma da mesa, mas está influenciada pela posição das patas. Tanto as mesas retangulares quanto as redondas devem ser desenhadas de maneira que os suportes não sejam um problema para os trabalhadores. Cabe ressaltar que a falta de cantos nas mesas redondas pode favorecer o conforto do colaborador.

Espaços criativos

Quando o objetivo é criar zonas de reunião baseadas no conceito do soft seating no qual o ambiente de trabalho é semelhante ao ambiente do lar, é melhor apostar em mesas redondas. A ideia de estruturar um local de trabalho com conforto semelhante ao obtido em casa, possibilita uma conversa tranquila e criativa. Isto é, promove uma comunicação sem barreiras e super fluida.

Espaços funcionais individuais

As mesas retangulares são ótimas para os espaços nos quais os trabalhadores compartilham a mesa de operação e realizam tarefas específicas. Esse tipo de mesa permite contar com um espaço pessoal definido a pesar de se tratar de uma mesa em comum para todos os trabalhadores.

Em termos gerais, não existe uma mesa ótima para o trabalho. A decisão de optar por um modelo redondo ou retangular deve levar com consideração todos os pontos citados anteriormente e também considerar o ideal de decoração da empresa. O conforto, a comunicação, as necessidades fundamentais para realizar o trabalho são questões que merecem ser ponderadas com cuidados. Antes da escolha da mesa de reunião, é necessário prestar atenção na posição no espaço, no número de lugares disponíveis e a adequação ao ambiente de trabalho. Estes pontos de caráter técnico também proporcionarão base para a melhor tomada de decisão.

Quer saber mais informações sobre mesas  de reunião redondas e retangulares? Entre em contato conosco através do campo de comentários.