Como montar um escritório de contabilidade?

O mercado de contabilidade é a área mais procurada pelos profissionais que desejam ter seu próprio negócio e visam ter um crescimento financeiro alto. Pois os salários podem variar entre 2,5 mil a 4,5 mil reais em média, sendo esse valor alterado dependendo do escritório. Contudo apesar da vontade de abrir um escritório para esse ramo, os futuros empreendedores não sabem por onde começar quando o assunto é estrutural.

Depois de conseguir todas as documentações necessárias é hora de estabelecer o espaço e os móveis corporativos. No caso de atuar sozinho um espaço de até 28 metros é suficiente para iniciar os trabalhos, mas se for contratar com uma equipe o ambiente deve ter no mínimo 45 metros quadrados para ter um bom funcionamento. Após defini-los veja outros aspectos a considerar:

  • Móvel para arquivamento de documento é imprescindível, visto que contabilidade conta com diversas documentações importantes, que não pode mantê-los somente computadorizados;
  •  Uma área para a recepção dos clientes é muito importante, onde a secretária deve ter uma área com um balcão de atendimento e sofá ou poltrona (dependendo do espaço) para a acomodação de seus futuros clientes;
  • Uma sala de reunião para resolver assuntos importantes e até mesmo os clientes, a indicação para um ambiente pequeno é que utilize de mesas ovais, o qual possibilita ver todos os envolvidos e não ocupa muito espaço;
  • As áreas como, por exemplo, escrita fiscal, contábil entre outros, podem ocupar o mesmo espaço, mas se assim for decidido é importante que haja baias de trabalhos, separando os setores. Essa dica é importante principalmente para quem tem um ambiente pequeno e não consegue ainda oferecer uma sala para cada área;
  • Já para os móveis corporativos tanto para salas da diretoria como cadeiras e mesas operacionais é importante ter uma ótima ergonomia e qualidade, preservando a saúde do funcionário.

A contratação de profissionais para o escritório de contabilidade

O que faz um escritório crescer é o trabalho de grandes colaboradores, os quais tenham experiência sólida na área. Veja alguns profissionais que é importante ter nesse ramo:

  • Uma secretária para auxilia seus clientes e em outras tarefas;
  • Um encarregado de escrita fiscal com conhecimento fiscal no nível municipal, estadual e federal;
  • Um profissional de recursos humanos;
  • Um contador;
  • Um auxiliar de serviços externos para carregar documentos até bancos, cartórios e levar documentos até os clientes.

A realização de um escritório contábil dependerá muito do planejamento do empreendedor, o qual deve se atentar a pequenos e grandes detalhes.

A Prodis oferece todos os móveis corporativos necessários para esse ramo, se ainda tem dúvida em relação à designer e /ou outras informações entre em contato conosco, teremos o imenso prazer em recebê-los.