Principais tendências de móveis corporativos para 2017

O ano de 2016 nem acabou e as tendências de móveis corporativos para 2017 já começam a ser assunto entre arquitetos, designers e empresas de fabricação própria. Uma das principais referências do mundo é a Feira de Milão que traz as principais novidades dos designers mais renomados.

Quais as tendências para móveis corporativos?

Para os móveis de escritório são diversas as novidades que os eventos internacionais têm apresentado, desde peças mais conectadas com a natureza e mais sustentáveis, até a mescla de materiais distintos. Entre as novidades, destacam-se:

Materiais metálicos

Os materiais metálicos, ora reunidos com a serralharia, ora isolados tomam conta do design em 2017. Esses itens são usados tanto para móveis corporativos, como cadeiras de escritório e mesas, quanto para objetos decorativos do ambiente. Entre os materiais usados destacam-se o cobre, bronze e ferro.

Madeiras rústicas

Já há algum tempo as madeiras rústicas estão presentes em muitos projetos arquitetônicos e mobiliários e a tendência para 2017 é que elas continuem fazendo parte dos ambientes modernos. Entre os tipos de madeira destacam-se o bambu e o pinus, seja para cadeiras, mesas de centro ou outros móveis.

Tecnologia e retrô

O retrô já tem sido usado vastamente em projetos nos últimos anos e a tendência atual é que ele também componha ambientes corporativos mais despojados. O uso do retrô neste espaço, entretanto, soma-se ao uso de equipamentos tecnológicos, mostrando a viabilidade e a praticidade de unir o esteticamente antigo com as facilidades das novas tecnologias.

Artesanato

Não apenas o artesanal, mas todas os móveis personalizados ou exclusivos ganham mais espaço nas novas tendências do design. O objetivo é alcançar móveis corporativos mais sustentáveis, mas também peças únicas e que tornem o ambiente diferenciado.

Acabamento visível

Assim como a madeira rústica, o acabamento visível consiste em peças que aparentam um toque final “errado”, mas que esses detalhes são justamente os diferenciais da mobília. Esse recurso é mais indicado para ambientes mais despojados e salas de espera, por exemplo.

Quais as cores que estarão em alta em 2017?

As tendências de cores costumam variar anualmente, mas também podem ser diferentes de acordo com o ambiente e os objetivos do design de interiores no local. As cores pastéis continuam em alta, entretanto, outras tendências também surgem, como as três paletas apresentadas pela Revista Casa e Jardim:

  • Paleta Confiante: indicada para ambientes criativos, reúne tons de azul-escuro, vermelho picante e verde limão;
  • Paleta Composta: voltada para os mais tradicionais traz cores suaves como verde e nude;
  • Paleta Confortável: para os mais discretos, a paleta tem tons pastel que predominam em cores como rosa, azul e amarelo.

O indicado é que os móveis corporativos reúnam as novidades do segmento de design, mas também estejam de acordo com o perfil da empresa e com a identidade visual da marca.