Qual o tamanho ideal para uma mesa de call center?

Você sabia que existe uma norma que especifica as medidas adequadas de mesa de call center?  Esta norma existe com a finalidade de prevenir as lesões por esforço repetitivo ou outros acidentes de trabalho. E serve para garantir a ergonomia e a saúde de profissionais dos mais diferentes setores.

Mas como garantir que todos os colaboradores de uma empresa preservem uma postura adequada, durante todo o tempo que durar a rotina de trabalho diário?

Pois é, a necessidade de aproveitamento de espaço nos ambientes de call center, exige que se aproveite ao máximo todos os ambientes, mas o empresário precisa ficar atento e garantir que o mobiliário escolhido esteja absolutamente dentro das leis.

Afinal são muitas pessoas dividindo e circulando neste mesmo espaço e o desrespeito a uma medida que pareça simples, pode no fim das contas, representar um grande transtorno.

Você conhece a Norma NR17?

Mas então, como escolher a mesa certa, para uma sala de atendimentos desse porte, sem interferir negativamente na ergonomia desses trabalhadores?

Segundo a NR17, como se sabe, trata-se da norma criada com objetivo de proporcionar mais conforto e produtividade aos trabalhadores, é interessante que os equipamentos permitam a adequação postural de cada colaborador. Pois é, não dá para padronizar certas medidas, como altura das cadeiras e mesas, e por isso, a mesa de call center, assim como cadeiras, mouse e teclados, são equipamentos de trabalho que devem permitir a regulagem de acordo com a altura do funcionário.

As regulagens precisam atender todos os mobiliários que envolvam o ambiente de operação e, dentro das baias, também chamadas de “P.As” por exemplo, as medidas mínimas das mesas de call center são de 90 cm de largura, por 70cm de profundidade.

Essas medidas vigoram quando não há a necessidade de empregar o uso de recursos de mão, como script, por exemplo.

Já se houver a necessidade de uso de script manual, é importante que a largura da mesa de call center usada dentro da baia seja de no mínimo um metro.

O design adequado da mesa de call center.

Até mesmo o desenho das mesas de call center, foi projetado para proporcionar maior segurança.

Diferente do design empregado no mobiliário de call center no passado, quando as divisórias, cadeiras e mesas eram feitos de maneira crua e com linhas retas, os móveis de operação hoje precisam ter acabamento arredondado, para evitar que ocorram acidentes em decorrência do trânsito de pessoas pelos corredores, ou da própria rotina em contato com o equipamento.

Esse design precisa ser empregado não somente na mesa de call center, como também nas cadeiras e apoios para braça.  Isso pode parecer um detalhe superficial, mas as empresas do setor que já se adaptaram a norma NR17 têm registrado benefícios em forma de menor incidência de acidentes nos seus ambientes corporativos, menor taxa de absenteísmo e até um aumento significativo no engajamento dos seus colaboradores. Que podem desfrutar de um ambiente mais confortável e sem riscos.

A manutenção dos equipamentos

É natural que aconteçam danos a esses materiais como passar do tempo, afinal tratam-se de muitos colaboradores, usufruindo do mesmo espaço. Por isso, empresários com frequência temem os gastos necessários com a manutenção de cadeiras e mesas. Mas aqui vai uma dica que pode ajudar você a economizar nesse assunto.

Promova pequenos treinamentos para ajudar os seus colaboradores a regularem as mesas e cadeiras de maneira segura e sem riscos para eles ou para os equipamentos.

Com isso, a empresa contará com profissionais mais conscientes dos seus equipamentos e mais interessados em preserva-los.

Outros programas de conscientização podem ser empregados como a colagem de cartazes que instruam a maneira certa de manusear essas estruturas e a distribuição de panfletos sobre o assunto. Pense nisso, e invista em segurança.