Vantagens e desvantagens dos móveis ecológicos

A preocupação com o meio ambiente não saiu de moda e vem sendo um assunto cada vez mais crescente entre a população. Há diversas medidas para ajudar a natureza como, coleta seletiva de lixo, não usar sacolinhas plásticas, reaproveitamento de produtos e materiais, adicionando ainda nessa lista a fabricação de móveis ecológicos.

Além dos benefícios causados pela a reciclagem, os móveis ecológicos trazem um designer diferenciado e modernizado ao ambiente. Existindo dois tipos de reciclagem:

  • Com produtos recicláveis: objetos que são criados por meio de produtos recicláveis, os deixando amostra, como garrafas pets, latinha etc.
  • Com materiais recicláveis: objetos que são fabricados com o reaproveitamento de algum produto, como a madeira.

Os que deixam os produtos recicláveis a mostra se tornam um objeto mais interessante por justamente deixar os itens utilizados visíveis, trazendo um designer diferenciado. Esses podem ser feitos por qualquer pessoa desde que tenha boas noções de construção.
Já os objetos criados por materiais recicláveis esses buscam deixá-los ocultos e sendo fabricados por lugares apropriados para isso, visto que precisa de técnica para a criação do mesmo.
Ambientes como jardins, salas e quartos são mais favoráveis a receber esse tipo de produtos, devido à versatilidade dos locais.

Desvantagens dos móveis ecológicos

Ainda que seja benéfico à utilização de produtos recicláveis em móveis, é importante se atentar para qual finalidade será utilizado. Móveis de escritório, por exemplo, são móveis que requerem cuidados, pois para a boa saúde de quem irá utilizá-la, é de extrema importância a ergonomia necessária pelas normas da ABNT, evitando dores e lesões nas costas, por exemplo.

Se você tem um escritório e deseja acrescentar objetos recicláveis, faça deles peças decorativas ou apenas como assento para visitas. Mas nada de trabalhar com elas, especialmente se forem cadeiras de escritórios, pois essas precisam ter o devido conforto para o desenvolvimento de um bom trabalho.

Atualmente há diversos fabricantes de produtos reciclados que já seguem a risca da qualidade e durabilidade dos produtos, mas para isso é preciso ter confiança sobre a marca. Por isso, pesquise bem e tenham a certeza de que está adquirindo um produto de alta qualidade e realmente reciclável!

Outra desvantagem fica por conta do valor. Pois ao contrário do que as pessoas pensam, os produtos que utilizam materiais reutilizados requerem outras técnicas para a durabilidade e conservação do mesmo, aumentando assim seu preço.

No entanto, apesar das desvantagens, terem um produto reciclável em seu ambiente corporativo ou entre seus móveis de escritório mostra o incentivo e a preocupação que sua empresa tem com o meio ambiente.