Veja qual a melhor cadeira ergonômica para escritório

A diferença no desempenho de quem escolhe uma cadeira comum, e quem opta pela cadeira ergonômica para escritório é notável. Por incrível que pareça uma simples diferença como a textura do encosto por exemplo pode ser o diferencial entre ter um dia agradável no trabalho ou não ver a hora de deixar logo o ambiente.

Por isso, há um grande movimento no setor quando o assunto é esse tipo de equipamento e todos os dias novas tecnologias surgem, com o objetivo de proporcionar maior segurança, conforto e estabilidade. Mas não adianta somente escolher uma cadeira ergonômica  para escritório e acreditar que todas elas seguem a mesma diretriz e funcionam exatamente da mesma maneira.

Pontos críticos que se deve observar:

  • Encosto: O encosto precisa ser inteiriço e estar totalmente seguro no banco da cadeira. Encostos seguros apenas por barras de plástico, ou até metal, tendem a não suportar o peso da lombar totalmente apoiada sobre eles.
  • Escolha pés largos. Pés muito estreitos podem sofrer fissuras e rachaduras, até quebrarem totalmente.
  • As rodas, se houverem, precisam ser largas para permitir a limpeza, caso necessário.
  • É interessante que a cadeira permita a regulagem de inclinação, de altura, de braços.
  • Não siga o preço, busque cadeiras de qualidade e então não precisará escolher outra por um bom tempo.

É importante atentar para o peso que a cadeira suporta.

A nr17 fornece uma certificação para cadeiras que foram submetidas a fiscalização. As cadeiras com certificado nr17 são melhores e mais seguras, mesmo assim há um ponto importante que se deve observar com relação a carga que a cadeira suporta.

Procure uma cadeira uma cadeira ergonômica para escritório que ofereça uma margem de segurança para o seu peso. Por exemplo, se você pesa 70 quilos, adquira uma cadeira que suporte 100 quilos ou mais, dessa forma, além de ficar mais tranquilo e evitar surpresas, não haverá nenhuma preocupação caso uma pessoa mais pesada que você se sente na sua cadeira.

E atenção, se você procura uma cadeira ergonômica pra escritório, com a finalidade de usa-la para receber o seu cliente e proporcionar conforto, lembre-se que essa peça precisa ser muito resistente. Isso porque muitas pessoas farão uso dela ao logo do dia e nunca se sabe o perfil de cliente que você irá receber. Por isso, pense no conforto, aliado a segurança.

No caso de cadeira ergonômica pensada para o cliente, saiba que esta não precisa dispor de rodízios. Esse recurso é mais importante para quem vai atuar por trás da mesa de atendimento, e talvez precise alcançar equipamentos ou outros materiais.

Apoio lombar e para pescoço.

Cadeiras com apoio para o pescoço podem ser sensíveis. Isso porque para acrescentar o apoio, pode haver a instalação de parafusos que fragilizam a estrutura da peça.  É importante procurar sempre as que foram elaboradas de forma inteiriça, ou então, preferir as sem encosto de cabeça.

Já o apoio lombar é essencial. Opte por cadeias que ofereçam esse recurso de modo real e satisfatório e não apenas como decoração. A parte lombar precisa estar acomodada de modo confortável, ou será difícil permanecer por muitas horas sentado.

Qual material escolher?

Outra dica que pode ajudar muito na hora de escolher uma cadeira ergonômica para escritório é: Prefira materiais que não esquente demais, a menos que o seu espaço conte com o recurso de ar condicionado.

Caso contrário, pode ser melhor optar por materiais leves, perfurados e sem estofamento excessivo, que permitam a ventilação através de perfurações no tecido.

E por fim, os formatos arredondados são sempre os melhores quando o assunto é prevenção de acidentes. Pense nisso.